Para quem nao sabe oque é blu-ray ai vai um toque

Primeiro eram os disquetes que mudavam de formato, depois surgiram os CD´s e por último os DVD´s, qual será o futuro do armazenamento de dados? Após uma longa batalha contra o HD-DVD (DVD de alta definição), surge o vencedor que vai guardar seus dados dentro de pouco tempo: o Blu Ray.

Os filmes em alta definição exigiam que um novo formato de mídia fosse criado para suportar algumas horas nessa densidade de dados. Para atender a esta demanda, o Blu-Ray (ou raio azul) foi desenvolvido por empresas filiadas à Sony e recebeu este nome por causa da cor do seu raio de leitura. O disco é capaz de armazenar mais informação e a uma taxa de transferência superior a de um disco de DVD e ainda é mais resistente a riscos e obstruções por sujeira.

Discos de 50 GB

O novo formato é capaz de armazenar 25 GB de informação com uma camada simples e 50 GB com duas camadas, mas existem modelos de 100 GB, com quatro camadas, e projetos para 200 GB, com até oito camadas! Além do disco de apenas leitura, existem formatos que permitem a gravação permanente e a regravação doméstica do disco. Os leitores de Blu-Ray possuem suporte para menus modernos e o vídeo game Playstation 3 adotou o formato como disco padrão para seus jogo

Os discos Blu-ray poderão vir a sofrer um aumento de capacidade. A Sony e a Panasonic estão a planear passar dos 25GB actuais para os 33.4GB, um aumento de quase 10GB.

Se se vier a concretizar, isso será possível através da utilização daquilo a que se chama “partial response maximum likelihood signal processing” (PRML), isto é, uma nova forma de analisar o conteúdo do disco. O PRML consiste em converter o sinal analógico num sinal digital, mas de uma forma bastante mais precisa. Devido ao facto de conseguir descodificar até os sinais mais fracos, o esta tecnologia permite uma maior densidade de gravação.

Um pormenor que não interessará a muitos, com certeza. O que interessa é que estes novos discos irão poder continuar a ser usados num qualquer leitor de Blu-ray, sendo apenas necessária uma actualização ao firmware. Para além disso, este aumento de capacidade vai afectar cada layer, o que significa que um disco Blu-ray com double-layer aguentará até 66.8GB.

Esse é um dois tantos toques que vamos dar a vocês.

grupo teen mix

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: